quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Câmara Escura




Este é um texto que explica o que é, como foi criada e como funciona a câmara escura.
A câmara escura nada mais é do que uma caixa preto com um pequeno orifício em um de seus lados. No lado oposto é formada a imagem invertida da cena. Todas as câmeras digitais que conhecemos, pode se dizer, que é descendente da câmara escura, ou seja tem o mesmo sistema.
A Criação

A fotografia não tem um único inventor. Na verdade, a câmara escura é uma mistura de várias observações e inventos em momentos diferentes. Alguns historiadores atribuem seu princípio ópticoao chinês Mo Tzu, no século V a.C. Outros indicam o filósofo grego Aristóteles pelos primeiros comentários que esquematizam a câmara escura.



Aristóteles estaria sentado sob uma pedra observando a imagem do Sol, em um eclipse parcial, que se projetava no solo em forma de meia lua quando seus raios passavam m u pequeno orifício entre as folhas. Ele observou também que quanto menor fosse esse orifício, mais nítida era a imagem.


O uso da Câmara Escura


Séculos de ignorância e superstição ocuparam toda a Europa, sendo os conhecimentos gregos resguardados no oriente. Um erudito árabe, Ibn al Haitan, p Alhazem, observava um eclipse solar com a câmara escura na Corte de Constantinopla, no início da século XI.



A partir dai, nos séculos seguintes, a câmara escura se tornou comum entre os sábios europeus, para a observação de eclipses solares, sem prejudicar a visão. Em 1521, discípulo de Leonardo Da Vinci, Cesare Cesariano, descreve a câmara escura em uma anotação, e, em 1545 surge a primeira ilustração da câmara escura, na Obra de Reiner Gemma Frisius, físico e matemático holandês.



No século XIV já se aconselhava o uso da câmara escura como auxílio de desenho e à pintura. Leonardo Da Vinci fez uma descrição da câmara escura em seu livro de notas sobre os espelhos, mas que só foi publicado em 1797. Giovanni Baptista della Porta, publicou uma descrição completa e detalhada sobre a câmara escura. Esta câmara era, na verdade, um quarto estanque a luz que possuía um orifício de um lado e a parede á sua frente era pintada de branco. Quando um objeto era posto diante do orifício, do lado do compartimento,a sua imagem era projetada invertida sobre a parede branca.



Em 1620, o astrônomo Johannes Kepler utilizou uma câmara escura para fazer desenhos topográficos. O jesuíta Athanasius Kircher, professor em Roma, descreveu e ilustrou uma cãmara escura em 1646, possibilitando aos artistas desenhar em vários locais. E, em 1685, Johan Zahn descreveu a utilização de um espelho, para redirecionar a imagem ao plano horizontal, facilitando o desenho em câmaras escuras.



Veja exemplos de câmaras escura:















Nenhum comentário:

Postar um comentário